Escolha uma Página

Antes de gerar valor, precisamos entender seu conceito 

Existe um conceito muito importante na área econômica e administrativa, é sobre ele que discorremos hoje, o conceito de geração de valor, e como ele pode lhe ajudar no seu negócio.

Serei um pouco mais pessoal no texto de hoje, acredito que assim posso explanar melhor esse conceito para quem não é habituado com ele.

Vamos lá?

 

Definindo conceito de valor:

Esta parte do texto pode ficar meio chata, pois ela é um pouco carregada de conceitos, isso para que você entenda definitivamente o que é valor, e como ele funciona.

Como nos é um assunto em comum, irei exemplificar essa ideia a partir de negócios fitness, incluindo alguns outros exemplos, começando agora justamente pela base dele, a faculdade, os estudos e o mercado.

Você já pensou quais as diferenças mercadológicas entre um médico, um administrador, um advogado e um educador físico? Pense um pouco, e continue abaixo, vou te mostrar:

Informações do infográfico:
  • Item 3: os salários variam demais para profissionais da área médica, chegando a um máximo de R$ 350.000,00, o qual excluímos para facilitar o entendimento
  • Item 3: O cargo “Administrador” é relativo, pois gerentes, diretores e presidentes de empresas em vários casos são formados em administração, tiramos uma média das médias.
  • Item 3: Com absoluta certeza existem salários maiores em todas as profissões se contarmos bônus e ganhos de causa, no caso do Direito, estes itens não teriam como entrarem nos gráficos.

 

Vamos analisar estes números?

Veja, números por números não dizem nada, ao mesmo passo que os anos de estudo não mudam muita coisa, o números de formados também não, o que isso tem a ver com o valor?

Parte da ideia de o conceito de valor ser subjetivo. Ou seja, quanto mais as pessoas precisarem deles, mais elas estarão dispostas a pagar.

Díficil? Mais ou menos, vamos facilitar.

 

Cálculos

Se formam por ano, mais ou menos 25.000 médicos, número bem próximo do de educadores físicos, qual então a diferença?

O público ainda não entendeu que contratando um, a necessidade do outro diminui (e este é o primeiro ponto importante para você que está lendo nosso blog), mas, continuando, ao passo que 200 milhões de habitantes necessitarão uma hora ou outra de um médico, apenas 4% destes 200 milhões (números de estudo da IHRSA de 2015) contratam uma academia.

Como estes números são anteriores a chegada das Low Cost, este número provavelmente aumentou, e esta é a sua segunda dica, leia nosso post sobre elas aqui.

 

Alguns cálculos para chegarmos a conclusões:

200 milhões de pessoas para 25 mil médicos formados: 0,000125 por pessoa

200 milhões de pessoas para um total de 450 mil médicos: 0,00225 por pessoa

8% de 200 milhões: 16 milhões de pessoas

16 milhões de pessoas para 35 mil educadores físicos formados: 0,00219 por pessoa

16 milhões de pessoas para 548 mil educadores físicos formados*: 0,03425 por pessoa

*Tivemos de calcular pelo CREF 4 SP x população do estado de São Paulo e fazer uma média, pois os dados não são apresentados.

 

Vamos comparar:

Agora fazendo a divisão destes números, chegamos a uma ideia melhor do valor gerado por cada classe profissional em pauta:

Para cada cliente de cada formado em Educação Física, temos 17,52 clientes para um novo médico;

Para cada cliente de um profissional de Educação, temos 15,22 clientes para um médico.

Você pode pensar que atende muito mais clientes em um dia, porém, seu cliente retorna todos os dias, o do médico não, e ele paga por consulta, mesmo sendo SUS ou planos de saúde.

 

Por que colocamos os números de advogados e administradores?

Infelizmente o Brasil é extremamente carente de dados e informações, mas basta refletirmos usando os mesmos exemplos, se cada escritório de advocacia, academia, hospital, consultório, etc, são tipos de empresas e ainda existem outros tantos, o número de administradores necessários acaba sendo infinitamente maior que o de advogados.

Sim, nem todas as empresas contratam um administrador, aliás, a grande maioria não o faz, e ai vai a terceira dica, pois ao não dar importância a este ponto, temos uma mortalidade de empresas absurda!

 

Conclusões da primeira parte:

  1. O valor relativo do administrador deveria ser maior – as empresas deveriam contratar mais para sobreviver e terem saúde;
  2. O valor relativo do advogado é muito alto pelo número de clientes, muito por conta de nossa burocracia e um monte de leis que não servem para nada, veja esse artigo somente sobre as leis tributárias;
  3. O valor relativo do médico é exagerado pela falta de universidades, possivelmente gerada pelo lobby do CRM e dos médicos.
  4. O valor relativo do Educador Físico é baixo devido a uma série de fatores, e este estudo, feito em Pelotas – RS, cidade com um índice de IDH parecido com a média nacional, demonstra grande parte da falta de conhecimento sobre o assunto e sua importância.

 

Dê uma olhada na tabela de resultados:
Pessoas x conhecimento

Conhecimento das pessoas sobre exercícios

Mais uma vez é importante uma análise dos números, mas nisto acredito que você é melhor que eu, então não iremos discorrer.

E quais são formas de aumentar esse valor relativo no campo da Educação Física e das academias? Como podemos gerar mais valor?

 

INVESTIMENTO!

E não necessariamente financeiro, mas em que?

O básico é esse:

 

Conclusões:

Fato é, quem de nós gosta de estar em um ambiente em que lhe tratam mal, com equipamentos enferrujados e mal cuidados, sem nenhum estudo para criá-los, de péssima ergonomia e sujo?

Academia

Academia Anderson “Spider” Silva em Curitiba

 

Mas então: Qual o valor que você gera?

Você pode até gerar um valor para a entrada do mercado, mas logo seu concorrente vai fazer melhor.

Agora imagine uma Smartfit ou uma Bluefit, eles tomaram essa “entrada do mercado”, o que na realidade é uma vantagem (Saiba porque e como), basta você estar disposto a gerar valor!

A Smart Fit começa desde a logo (leia este artigo), porque você não? Isso não precisa custar os milhões.

 

Vamos fazer mais e melhor?

Entre em contato conosco pelo site: fitmall.com.br , pelo whats: (41) 99906-8027 ou pelo email: contato@fitmall.com.br

Teremos prazer em desenhar um projeto completo para você, desde as linhas de financiamento, os melhores equipamentos e o plano de marketing e gestão.

 

Até a próxima semana.