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Seja bem vindo ao blog fitmall, aqui juntaremos importantes dicas e informações sobre o mercado fitness, novos aparelhos, lançamentos das maiores marcas, marketing para seu negócio, conhecimento técnico e novidades de treinamentos e saúde para o ajudar cada vez mais a entender e atender seu cliente, a conquista de novos alunos e a manutenção dos atuais.

Estreamos falando sobre algo de impacto direto na primeira imagem que você transmite ao seu possível cliente, o que com absoluta certeza influencia os seus resultados, e que, muitas vezes é completamente ignorado por academias ou pensa-se apenas em custos para sua concepção, sua marca!

Em um mercado onde o número de concorrentes não para de crescer, o investimento em marketing não pode ser ignorado. A chegada e efetivação no mercado das academias de baixo custo, como Smart Fit, Bluefit, Selfit, entre outras, gera uma pressão enorme sobre as academias tradicionais e mesmo sobre quem quer abrir ou montar sua academia. O assunto sobre como combater este crescimento será tratado em outro artigo, hoje trataremos da parte mais essencial dela, a marca de sua academia.

Como citado neste artigo, clientes vem, desde 2005 ignorando anúncios devido à alta quantidade deles, já mostrava Philip Kotler, provavelmente o maior autor do Marketing na história. E esta exposição deste então tem somente aumentado, e isso exponencialmente, pergunte a si mesmo, quantos anúncios (patrocinados ou não) você vê por dia no facebook e no instagram?

E qual é o primeiro anúncio que uma empresa, seja academia, studio, Crossfit, academia de funcional, ou qualquer que seja seu ramo de negócios, precisa investir? O mais básico deles, e que será o “mapa” para sua estratégia de Marketing, sua logomarca.

É ela que norteará as escolhas de seus materiais e divulgação, cores de uniformes, design da academia, e consequentemente a escolha dos consumidores. Ela será a alma da sua empresa, quais consumidores se quer atingir e o comportamento de compra destes clientes.

Este texto da Fortune, infelizmente apenas em inglês e traduzido pelo google neste link (tradução google) mostra bem os porquês e as evoluções tanto das logomarcas como de sua importância.

Os estudos sobre as decisões de compra das pessoas vêm de décadas, e o mais inovador deles parte de estudos do cérebro em ação, ou seja, do comportamento humano, e é chamado Neuromarketing, e, resumindo, trata-se de estudar como o cérebro das pessoas toma decisões, e agir a partir desta premissa. Assunto muito bem tratado nesta entrevista com A.K. Pradeep.

Baseado nestes estudos, chegou-se a conclusão que, além do design de sua logo, o mais importante são as cores. Sendo as cores a decisão principal do comportamento de compra do consumidor em 86% das vezes e aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca.

Não é à toa que grandes marcas recentemente mudaram e continuam mudando suas logomarcas e anúncios. São estudos, mas somente elas podem fazer? Graças a internet, a resposta é não!

Então esta escolha para mim estaria equiparada ao abrir minha academia a escolha dos equipamentos certos e a dos profissionais de educação física mais competentes para alavancar meu negócio. Este artigo fala de maneira mais simples sobre o uso desta ferramenta do neuromarketing.

Em um próximo post explicaremos o uso das cores e como a fitmall foi pensada, os porquês destas escolhas de nome, logo e cores.