Academias de condomínio
Um real benefício ou apenas um custo financeiro e de manutenção?
Cada dia mais populares, as academias de condomínio geram inúmeras dúvidas em todos os envolvidos.
Seja pelo padrão, qualidade dos equipamentos, necessidade de Educador Físico, tamanho do investimento, uso ou não por todos os moradores.
Esta última é a mais fácil de responder, afinal são muitas as diferenças entre os moradores:
Desde a quadra que uma suposta senhora de idade não usa;
Ao salão de festas que o rapaz recém chegado à cidade também não usa;
E até a uma comparação até mesmo ridícula, a diferença de uso do elevador entre um morador do térreo e o da cobertura.
Portanto, trata-se sim de uma área comum que, alguns moradores irão usar e outros não, como tantas outras.
Mas e seu custo?
Os custos de uma academia em condomínio
Já escrevemos aqui no blog dois artigos tendo como tema principal os custos.
O primeiro deles sobre os custos gerais de uma academia, levando em conta o tempo e investimento;
O seguinte falando sobre as melhores marcas e seu investimento.
Logicamente eles não são específicos a condomínios, afinal um é uma atividade buscando lucros e o outro se tratará apenas de custos.
Mas ainda assim podem dar um norte nas escolhas, seja de condôminos renovando seu espaço ou construtoras buscando entregar qualidade.
Com base nestes artigos, vemos claramente que este investimento não é baixo, além do famigerado “custo-Brasil”, temos ainda uma infinidade de marcas e pior, muita gente desonesta, claro que não apenas neste mercado.
Sendo assim, podemos (e devemos) dar como primeira dica:
Contrate e/ou compre com um consultor especializado!
Isto, além de poder lhe(s) economizar muitos reais, ainda os levará a equipamentos mais confiáveis e evitará problemas no futuro.
Voltando aos custos de verdade, não colocamos em números exatos, pois são muitas as variantes.
Mas digamos que, para uma academia funcional e média, gastasse entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 por metro quadrado da academia.
Note que isso não sai muito da média dos valores de construção, ao menos em Curitiba não.
Construtoras x Proprietários
Aqui se esconde o maior problema de todos e a maior fonte de problemas futuros do condomínio em relação à área fitness.
Como uma empresa, uma construtora visa lucros, e obviamente tenta economizar em todos os lados para o maximizar ou diminuir seus riscos.
E, obviamente, isso também acontece na área fitness. E isso trata-se de um grande engano, tanto de mercado quanto de estratégia.
Não à toa, construtoras de alto padrão têm comprado invariavelmente de três das marcas citadas no artigo de melhores marcas, e justo das mais caras.
Vamos usar um exemplo com os números apontando bastante para o lado das construtoras e ainda assim provaremos que eles estão errados.
Peguemos um condomínio com 20 unidades, e uma academia de 50 metros quadrados.
Chegamos, com base nos números que citamos acima, em um investimento de R$ 100.000,00 no espaço fitness.
De verdade, essa quantia realiza um projeto quase igual o da imagem abaixo, que foi montada, na parte cardio, com a marca mais cara do mundo.
Agora peguemos estes cem mil, e façamos uma divisão pelo número de apartamentos, temos a quantia de R$ 5.000,00 por unidade.
Note, estamos falando:
- do maior custo por metro descrito acima
- de uma área fitness proporcionalmente grande em relação ao número de unidades
- em um condomínio com pouquíssimas unidades (20).
Nos parece lógico que, cinco mil reais são muito pouca coisa em um financiamento de 20 anos, ou em uma apartamento de R$ 500 mil reais.
E não falaremos aqui dos benefícios de tempo que não se perde indo a uma academia, ou do custo de locomoção.
Nem dos benefícios à saúde que ela pode trazer aos moradores.
Falaremos apenas que cinco mil reais é quanto gastam duas pessoas em dois anos de Smart Fit, da vida, senão mais.
Fato é que as construtoras se esquecem que grande parte das pessoas hoje frequenta uma academia, e continua incluindo equipamentos medonhos e de péssima qualidade nos prédios.
Continuam vendendo por panfletos e desenhos feitos por arquitetos que nada entendem deste mercado e que desenham projetos bizarros.(como colocar espelhos em frente a espaldares).
E, conforme veremos a seguir, este custo irá ser praticamente dobrado.
Portanto, daremos aqui uma dica para cada uma das partes:
Construtor:
Seu espaço fitness pode gerar mais valor ao seu empreendimento, consulte um especialista, ou leia a dica para compradores e os auxilie a comprar por conta própria.
Comprador:
Caso perceba que a imobiliária não saiba a marca dos equipamentos, não entenda do que está falando, converse com a construtora e com os outros condôminos acerca da economia de comprar os equipamentos por vocês e receberem um desconto no valor do imóvel.
Ao fazer isso, o condomínio ou você devem ter em mente:
- Usar a primeira dica do texto – contratem um especialista;
- Saiba que esta área irá valorizar seu imóvel;
- Pesquisem as melhores e mais confiáveis marcas ou promoções;
- Pesquisem a assistência técnica da sua cidade (e esta dica será repetida abaixo)
Mais e mais custos aos condôminos
São inúmeros os projetos mal feitos, e não são exclusividade de imóveis mais baratos.
Já passamos por condomínios de alto luxo com equipamentos de péssima qualidade, apesar de isto estar cada dia menos comum.
O fato é que, caso isso ocorra, existem três hipóteses que se seguem:
-
Você terá de comprar tudo novamente:
Seus custos serão a soma de uma academia boa mais o da compra dos primeiros equipamentos.
E não ache que eles valem algo, pois não valem, ainda mais usados.
-
Quase ninguém usará a academia
Sem uso, ela trata-se de um “elefante branco”, um custo à toa, dinheiro jogado fora, literalmente.
E pior, com poucos usando, não se pode nem dar ao luxo de vender os equipamentos e dar àquela área outro uso.
-
Seus custos de manutenção irão às alturas
Um erro na compra pode fazer os custos aumentarem exponencialmente, conforme dito acima.
Mesmo uma marca conceituada tem problemas, faltam peças, faltam técnicos que conheçam o equipamento.
Como exemplo, nesta semana farei uma viagem para o interior, onde, em uma cidade bem próxima a Curitiba.
Não existem técnicos que lidem com uma das marcas que consta na mesma lista de melhores, ou seja, não basta apenas aquela lista, e sim todo o contexto!
Imagine então uma importadora qualquer sem nenhuma experiência e relevância no mercado, ou responsabilidade de seus proprietários.
O Contexto para o condomínio
Vimos que são muitas as opções, demais as variantes e marcas e construtoras.
O contexto é muito grande, e, ao menos que você tenha experiência neste ramo, será difícil saber das notícias exatas do mercado.
Como exemplo, temos a Righetto, uma das mais confiáveis marcas nacionais, que foi à falência;
A Precor, uma das mais famosas marcas do mundo, que agora parece ter saído do Brasil;
Isso sem falar das marcas que surgem e somem como um passe de mágica;
Ou das chinesas de baixa qualidade que acabam ganhando as concorrências internas nas construtoras, não preciso nem dizer que, sem nenhuma qualidade ou peças de reposição.
Vale lembrar aqui, que alguns importadores de chineses são de extrema responsabilidade e já se estabeleceram no mercado, caso da Crunch Fitness, da Ziva, ambas de Curitiba, e até da Fitness One que passou por problemas e da Konnen Fitness, ainda muito nova, mas já com muitos projetos.
Caso deseje saber mais sobre essas marcas e opções, clique aqui e entre em contato, teremos prazer em lhe ajudar.
Conclusão – o melhor para seu condomínio
Em todos os mercados existem pessoas que podem lhe ajudar, existem pessoas que conhecem este mercado e criam empresas e negócios que buscam facilitar a vida das pessoas.
Bem como é verdade o contrário.
Se você chegou até aqui, sendo você advogado, engenheiro, bancário, militar, estudante, dona de casa, é justamente porque tentou aprender sobre este assunto para poder tomar uma melhor decisão.
E espero que eu tenha ajudado.
Caso tenha restado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato (abaixo), terei o prazer em ajudar, mesmo que seja apenas indicando a marca ou consultor mais sério e adequado à sua região ou projeto.
Assim nasceu a fitmall, esses foram os motivos de sua fundação (saiba mais clicando aqui)
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