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O real custo de sua academia

Qual o real custo de sua academia? E o benefício que seu cliente percebe a partir destes custos?

 

 

 

 

Essas questões são extremamente importantes por diversos motivos, o principal é o financeiro, o segundo é a o valor e geração de valor. Sobre o que discorremos em nosso último post – aqui.

Após o post sobre valor, um conceito bem amplo no geral, percebemos que precisaríamos entender melhor os cálculos pois:

 

Ao entrar em uma academia um cliente, normalmente, sabe o que esperar.

Ou ao menos sabia, após a chegada das academias low cost, esta percepção com absoluta certeza mudou.

Máquinas melhores (às vezes infinitamente melhores) a preços mais baixos;

Arquitetura fenomenal, equipamentos de ponta, limpeza irretocável e pagamentos facilitados…

Você compararia a sua academia a uma dessas? OK, seu serviço é melhor, mas seu cliente sabe disso?

Vamos ao que interessa, hoje pretendemos mostrar que:

 

Possivelmente você esteja investindo incorretamente

 

Comecemos pelos equipamentos, pois arquitetura, obras, e demais dependem de região e do imóvel e de outros poréns.

Para fazer a análise usamos como base um valor médio de uma academia com 500m², o simulador do cartão BNDES, e marcas conhecidas ou com parâmetros para outras marcas, são elas*:

*Conheça melhor as marcas nos links nos nomes das empresas.
*Nacionais: Usamos a média padrão de valores de diversas marcas.

 

Technogym – Itália: Consideradas por muitos a melhor marca mundial. Fornecedora atual da Les Cinq, a qual tem ticket médio de R$ 1.500,00

 

Life fitness

Life Fitness – EUA – A maior concorrente mundial da TG, também considerada por muitos a melhor. Era a fornecedora da academia to topo do post.

 

Crunch fitnessCrunch Fitness – Brasil – Marca nacional de importados, a escolhemos pois a conhecemos muito bem e podemos falar com mais propriedade

 

Movement

Movement – Brasil – Empresa da Brudden, a maior, mais famosa e mais tradicional marca nacional de equipamentos.

 

 

Calculando os valores, criamos a tabela abaixo:

 

custo de sua academia

 

Ao olharmos o valor de face das marcas, conclui-se que sim, a diferença de preço nominal é absurda entre elas, porém, vemos ao final que essa diferença diminui consideravelmente.

Por que? Por conta da força da marca e qualidade dos equipamentos. A maior diferença, que no início era de 1,2 milhões, caiu para 770 mil, praticamente 50%, isso contando os juros do período.

Mas todos sabemos que isso não para por ai, afinal esta tabela não resume todos os custos.

Como o número de alunos, seu custo médio e ticket médio varia muito, irei usar como exemplo a média de duas academias que conheço bem.

 

custo de sua academia

 

Possivelmente estes custos não refletem a realidade da sua academia, mas o importante não são eles em sim, e sim onde queremos chegar.

E para chegar onde queremos tivemos, antes de tudo, de inventar uma fórmula e invariavelmente de esquecer de tantas outras.

Enfim, prolongar as fórmulas só iria atrapalhar esta análise que é mais superficial e para de fato chegar em um objetivo.

 

 

RETORNO POR ALUNO SOBRE O INVESTIMENTO

 

Preciso deixar claro alguns pontos antes de analisar a tabela abaixo:

  • Equipamentos Technogym atendem uma academia facilmente por 10 anos ou mais;
  • Então, o retorno deste investimento pode dobrar, mas estragaria nossos cálculos;
  • A manutenção não foi levada em conta, e equipamentos ruins de fato demandam mais custos neste ponto;
  • Os custos fixos da quantidade de alunos contudo foram mantidos constantes;
  • As academias tomadas como exemplo foram a saber, projetos da Fitmall com a Crunch Fitness;
  • Por serem nossos clientes até hoje temos alguns detalhes (5 anos de parceria);
  • Demais detalhes foram retirados de outros clientes e parceiros e análises internas de mercado;
  • Note enfim que a ordem dos fornecedores de equipamentos mudou.

 

 

custo de sua academia

 

 

Análise da Tabela

 

Caso você ainda não tenha fechado esse blog, vamos analisar enfim onde queremos chegar.

Volte um pouco e analise acima de tudo a última coluna, essa que aumentei ao lado.

Note que para tais cálculos, mudei vários valores, como de alunos, mensalidades, e ainda calculei por quanto você venderia estes equipamentos no final ou ao renovar sua academia.

Qual a conclusão desta fórmula que criei com base em dados?

Que o investimento em equipamentos NÃO deveria ser calculado como um custo apenas.

E perceba que nem foram incluídas as maiores e mais caras.

Estes INVESTIMENTOS são justamente o que irá fazer seu cliente reconhecer a sua qualidade.

 

De que adianta ter o melhor serviço com equipamentos de péssima qualidade?

 

Lembre ainda que eu nem inclui o custo com professores, que justamente seria seu diferencial maior de uma low cost, vamos estimar:

 

Smart fit:
  • Professores musculação: 8
  • Alunos: 3.000
  • Faturamento (109,00 ao mês): 327 mil
  • Faturamento por professor: 41 mil reais

 

Academia A da tabela – Equipamento atual
  • Professores musculação: 12
  • Alunos: 1.990
  • Faturamento (139,00 ao mês): 277 mil
  • Faturamento por professor: 23 mil reais

 

Academia A da tabela – Equipamento nacional de baixa qualidade
  • Professores musculação: 12
  • Alunos: 1.990
  • Faturamento (69,00 ao mês): 137 277 mil
  • Faturamento por professor: 11 mil reais

 

Veja bem, não apenas mantive o número de alunos, como também ignorei que em uma academia deste porte não se manteriam esses e/ou seria necessário contratar mais professores, bem como mais manutenção, mais água, enfim, mais custos.

 

Onde queremos chegar?

 

custo de sua academia

O mercado fitness está mudando, aliás, já mudou, e a verdade é que ou inovamos, investimos, estudamos, ou seremos engolidos tanto pelos piores quanto pelos mais baratos (que em 90% das vezes são os mesmos).

Antes de mais nada, aposte nos seus professores, invista em inovação, em equipamentos, em educação gerencial, de marketing, de atendimento.

 

 

Nossa análise do futuro do mercado fitness, a princípio, nos diz que:

 

  1. Com toda certeza ficam os melhores e mais caros, aqueles chamados boutique, como a Les Cync;
  2. Da mesma forma, as low cost, criando na verdade um território fértil para os:
  3. Que tenham equipamentos bons mas atendimento melhor que estas últimas.

 

Estamos aqui para lhe entregar o melhor custo-benefício, financiamentos, oportunidades, enfim, quanto melhor lhe atendermos e mais sucesso tiver, mais nós também o teremos.