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Quais as melhores estratégias para usar seu espaço em horários de pouco movimento?

 

Esta deve ser uma pergunta que pouquíssimos donos de academias, studios, pilates, box de corssfit e outros devem saber responder. E não interessa o tamanho do projeto, mesmo as maiores academias sofrem com isso.

Então, quais seriam as melhores opções para os horários normalmente vazios? Acredito que seja mais uma oportunidade de diferenciação para as grandes redes e seu tratamento impessoal.

Mas como?

Nós da fitmall e nossos parceiros de marketing, Raphael Prugner da prugner.co e Bruno Kubiak da BE4 fomos atrás de algumas respostas e estudos, acompanhem conosco.

 

Definindo os problemas:

Para qualquer problema que tenha, é sempre bom os ter definidos, para que possa os olhar de frente e escolher a melhor tática a ser usada, aqui sabemos o geral deles:

Poucos alunos em horários ditos “comerciais”.

As duas principais respostas para o problema são o horário e onde estão os alunos (parece bobo, mas nos fará chegar a uma conclusão), portanto, vamos seguir.

 

Horários:

Os horários mais vazios na grande maioria dos centros de treinamento, são das 09:30 as 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Algumas academias até fecham na hora do almoço, mas normalmente é um dos horários livres das pessoas muito ocupadas, ou seja, é uma estratégia para baixar os custos, mas que, na verdade está completamente equivocada.

Eu, por exemplo, treino sempre entre as 12:00 e as 14:00, é o horário que tenho “mais livre”, e um dos que, por ela estar mais vazia, posso treinar com mais eficiência, sem interrupções (está ai a primeira tática).

Enfim, é o dito “horário comercial”, onde as pessoas estão trabalhando, estudando, etc.

Mas todas as pessoas estão?

 

Público:

O público em geral, que lota sua academia nos horários “normais”, normalmente está ocupado nos seus horários vazios.

Este público será atingido de outra forma, e ela pode até melhorar o ambiente para estes também, devido a alocarmos pessoas que poderiam treinar nos outros horários.

Mas não é deste público que estamos falando.

Uma simples busca no Google retorna milhares de páginas de gente procurando trabalhos flexíveis e este público é o primeiro em quem devemos focar para essa estratégia.

O melhor artigo que achei foi de profissões para mães, não é exatamente o que buscamos, mas o perfil é bem parecido, portando o artigo é válido. Já temos um começo, mas quem mais?

 

Adicione ainda a estas duas listas, policiais, médicos, estagiários, entre outros e teremos algo perto de 50% da população que pode treinar, facilmente.

 

Ou seja, possivelmente o erro esteja nas estratégias já usadas ou nos estímulos que estas pessoas recebem, seja de divulgação, seja da sociedade, seja do pequeno número de pessoas que treinam.

 

Ideias:

 

Muitos pensamentos são jogar mais uma vez no óbvio: Anúncios em mídias sociais, fotos, imagens, o mesmo padrão de sempre, que irá o levar ao mesmos resultados, adivinhe, de sempre.

A Big Data, usado no Google e no Facebook , são excelentes para seus negócios (veja nesse link da Forbes, em inglês), porém, elas buscam pessoas que já querem o serviço que você presta, e por isso são importantes.

Porém, elas não resolvem um problema crucial dos centros de ginástica:

 

A criação de mercado, afinal, estamos cansados de saber que a maioria da população não vai à academia!

 

Portanto, nem pense em investir mais em algo que possivelmente não vai funcionar. Mas se você não o faz, deveria.

Voltemos ao nosso assunto e nossas ideias para atrair esses públicos, e como você pode melhor ganhar com eles.

 

Terceira idade:

Possivelmente este é a melhor estratégia para usar seu espaço nestes horários.

Um público em extrema ascendência como este, não pode ser ignorado, e tem mais:

Trata-se de um público que necessita absurdamente de exercícios para sua qualidade de vida.

Ou seja, temos tudo que precisamos, exceto a vontade.

Esta deve ser sua preocupação ao buscar estes clientes. Como?

 

 

Segundo o jornal da USP, em 2030 teremos a quinta maior população idosa do mundo.

Eles mesmos oferecem vários artigos de onde vocês podem tirar ideias.

Inclusive já existem lojas especializadas neste público, como a Loja do avô.

  • Grupos de ginástica com promoções e vendas de outros serviços e produtos para estes;
  • Parcerias com personal trainers especializados em atender essas pessoas;
  • Parcerias com clínicas de geriatria e serviços de transporte para locomoção destes;
  • Mídias sociais direcionadas a este público e/ou a quem toma as decisões para estes.

 

Quer mais ideias, planejamento ou mídias para atender este público?

Vamos buscar juntos? Entre em contato conosco, basta clicar aqui

 

Atletas:

Outro público que está entre as melhores estratégias para usar seu espaço são os atletas.

Sejam eles amadores, de final de semana, ou de competição.

Sobre este público não teremos dados no Brasil, a não ser o link acima, falando apenas do Futebol, então buscamos um estudo da Physical activity council feito nos EUA, em 2018.

Segundo ele, mais de 50% das pessoas praticam atividades de médio a alto gasto calórico, ou seja:

Dizem-se atletas.

 

estudos physical council

Clique aqui ou na imagem baixe o PDF do estudo.

 

Portanto, se nos EUA este número é grande, logo mais será no Brasil!

 

 

As melhores estratégias para usar seu espaçoEu mesmo já fui atleta amador, e fiz uma grande parceria com meu amigo Darley Baglioli, proprietário da Contrainner Muscle, em Curitiba e nosso treinador, gestor da academia e atleta Mairon Schlichting.

Esta imagem ao lado mostra nós com a camisa do Curitiba Rugby a equipe da Contrainner, após a conquista do campeonato brasileiro de rugby de 2016.

Veja, qual foi o custo desta ação? Nenhum!

Nós treinávamos em dupla, sem muita ajuda dos professores e em horários alternativos. 

 

 

Pense nisso, mesmo que seja um ganho pequeno de mídia, pois nem eu nem meu amigo da foto somos influencers digitais.

Lembre, por menor que seja, ele tende ao infinito, pois basicamente não há custo variável nesta estratégia!

Atualmente a fitmall trabalha para incentivar o lutador (e ex parceiro de Rugby), Adriano “menor” Mendes, também em parceria com a Contrainner.

Entre em contato, e buscaremos as mesmas maneiras para sua academia atrair mais mídia e parceiros atletas.

 

Estudantes:

Sabemos que deste público grande parte trabalha e outra grande parte você já deve atender, mas não podemos esquecer que normalmente ele tem vago o mesmo quadro de horas que buscamos.

Seja a tarde, seja pela manhã.

Adolescentes e jovens são um público gigante, com certa facilidade de se atingir pois estão sempre em alguns lugares como colégios e faculdades.

Mas como os atingir?

Por que não criar um produto novo, um método de treinamento em grupo baseado nas orientações de pediatras sobre musculação e treinamentos.

Algo dividido por faixas etárias, que os divirta e treine ao mesmo tempo?

Talvez um material legal, compartilhável, e de educação para os pais pode ser extremamente útil nesse ponto, por exemplo.

A equipe de marketing da fitmall teria prazer em lhe atender, conheça nossos serviços.

Esta é a geração das mídias sociais, que influencia a família toda, uma conquista de um cliente pode te levar a 3, 4, 5 alunos da mesma família.

Por que não iniciar a partir de quem mais da ideias novas em casa?

Com certeza essa também está entre as melhores estratégias para usar seu espaço.

 

As melhores estratégias para usar seu espaço

 

Conclusão

Basta se mover, criar, evoluir, buscar novas ideias, mudar do que está estagnado.

 

Vamos juntos trabalhar na melhor estratégia para usar seu espaço?

 

As melhores estratégias para usar seu espaço